As 15 melhores brincadeiras para crianças de 8 anos

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Está procurando por brincadeiras para crianças de 8 anos? Então você está no lugar certo. Vamos listar 15 atividades que você pode fazer com seu pequeno para deixá-lo entretido.

Brincar é uma parte essencial do desenvolvimento infantil. Não apenas oferece diversão e entretenimento, mas também desempenha um papel crucial no crescimento físico, emocional, social e cognitivo das crianças.

Aos 8 anos de idade, as crianças estão em um estágio emocionante de descobertas e aprendizado, e as brincadeiras certas podem estimular sua criatividade, imaginação e habilidades sociais. Veja a seguir ideias de brincadeiras para fazer com os pequenos.

As 15 melhores brincadeiras para crianças de 8 anos:

1) Caça ao Tesouro:

Que tal um pouco de mistério? Nessa brincadeira, um objeto é escondido no quintal ou dentro de casa, e as crianças precisam encontrar o tesouro seguindo as pistas fornecidas.

As pistas podem ser enigmas, charadas ou direções que levam os participantes de um lugar ao outro, até que finalmente encontrem o objeto escondido. Também é possível determinar alguma espécie de prêmio para quem encontrar o tesouro primeiro.

2) Jogo de Tabuleiro:

Os jogos de tabuleiro são uma ótima opção para dias de chuva ou quando as crianças não podem sair de casa. Eles ajudam no desenvolvimento do pensamento lógico e da paciência. Alguns exemplos populares são Banco Imobiliário, Imagem e Ação, Jogo da Vida e Detetive. Já ouviu falar de algum deles?

Leia mais: Os melhores jogos de tabuleiro infantil

3) Esconde-Esconde:

Sem dúvidas, esse é um clássico entre as brincadeiras infantis. Uma criança é escolhida para ser o "pegador", enquanto as outras se escondem. O objetivo do pegador é encontrar todos os outros participantes escondidos. O último a ser encontrado vence a brincadeira.

4) Pega-Pega:

Outro clássico. Essa é uma brincadeira simples em que uma criança é escolhida para ser o pegador e tenta pegar os outros participantes. Além disso, ajuda no desenvolvimento das habilidades motoras e de exercício físico, já que o objetivo é que as crianças corram para evitar serem pegas.

5) Construção com Blocos:

Usar blocos de construção estimula a criatividade e a imaginação das crianças. Elas podem criar diferentes estruturas e formas, explorando suas habilidades de design e construção.

6) Teatro de Fantoches:

Crianças de 8 anos brincando de fantoche

Que tal um pouco de arte e imaginação? Com o teatro dos fantoches, as crianças podem criar seus próprios personagens e histórias usando fantoches improvisados. Isso promove a expressão criativa e o desenvolvimento da narrativa.

7) Futebol de Rua:

Essa vem do famoso estilo brasileirinho. O futebol é uma atividade esportiva que promove habilidades como trabalho em equipe, coordenação motora e condicionamento físico. É uma maneira divertida de praticar esportes ao ar livre.

8) Arte e Artesanato:

E por que não incentivar a arte? Atividades como pintura, desenho e modelagem ajudam as crianças a explorar sua criatividade e expressar suas emoções através da arte.

9) Picnic no Quintal:

Organizar um picnic ao ar livre no quintal é uma forma divertida de passar tempo em família, com jogos e atividades ao ar livre.

10) Dança Livre:

Coloque música e deixe as crianças soltarem sua energia dançando livremente. É uma forma divertida de exercício físico e expressão artística.

11) Observação de Estrelas:

Explore o céu noturno e identifique constelações e estrelas. É uma atividade educativa e fascinante que pode despertar o interesse das crianças pela astronomia.

12) Dia na Praia:

Se for possível, um dia na praia oferece uma variedade de atividades na areia e na água, como construção de castelos de areia, nadar e brincar com bola, além de um ambiente mais relax que só a natureza pode nos proporcionar.

13) Contação de Histórias:

Estimule a imaginação das crianças contando histórias ou incentivando-as a criar suas próprias narrativas. Isso desenvolve habilidades de linguagem e criatividade.

14) Cozinhar Juntos:

Criança de 8 anos cozinhando com a mãe

Que tal colocar a mão na massa na cozinha? Envolva as crianças na preparação de refeições simples e divirta-se cozinhando juntos. É uma maneira de ensinar habilidades culinárias e promover a união familiar, além de possibilitar receitas maravilhosas.

15) Acampamento no Quintal:

Essa opção mostra muitas aventuras. Montar uma tenda no quintal e passar a noite sob as estrelas é uma aventura emocionante para as crianças. Contar histórias, fazer marshmallows na fogueira e observar as estrelas são atividades divertidas para um acampamento improvisado.

A Importância do Brincar:

Brincar não é apenas uma atividade recreativa; é uma forma essencial de aprendizado para as crianças. Quando brincam, elas desenvolvem habilidades motoras, aprendem a resolver problemas, praticam a cooperação e a comunicação com os outros, e exploram o mundo ao seu redor.